Gestão de Projetos Financiados de Capital Humano
A Companhia Própria foi precursora na divulgação do Programa Operacional do Capital Humano (POCH), antecipando-se às entidades oficiais ao realizar mais de uma dezena de seminários, desde julho de 2014, respondendo dessa forma à falta de informação existente por parte das entidades beneficiárias do setor da educação. Este envolvimento precoce com o POCH permitiu-nos um conhecimento profundo deste programa que, em conjunto com a experiência da nossa equipa de consultores, faz da Companhia Própria um parceiro de referência para a gestão destas operações.
Ao longo do período de programação comunitária anterior (Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN) trabalhámos com várias dezenas de agrupamentos escolares, centros de formação, Centros Novas Oportunidades (CNO) – atualmente Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) –, universidades e, também, com organismos centrais do Ministério da Educação, permitindo-nos criar um framework de trabalho personalizada para o setor da educação. As linhas orientadoras da nossa abordagem à gestão de projeto estão sintetizadas na figura abaixo (no caso das tipologias que envolvam formação de ativos da educação acresce um terceiro nível de design e gestão da formação):
A nossa abordagem, aplicável a todas as tipologias de intervenção do POCH, vai bastante além da mera conformidade legal e do trabalho administrativo inerente aos projetos financiados, permitindo também garantir:
- A promoção de sinergias entre as operações com a estratégia dos promotores (com o projeto educativo, se aplicável);
- A definição clara de cada operação, das suas fases e tarefas a realizar;
- Uma gestão qualificada da dimensão financeira/pedagógica da operação, dos seus riscos, compras e níveis de qualidade;
- A monitorização e a avaliação ao longo da execução da operação;
- Um modelo de comunicação eficiente com os stakeholders do projeto;
- Um acompanhamento local periódico;
- A partilha das responsabilidades associadas à titularidade da operação;
- Um compromisso com a performance e com os resultados a atingir via a operação.
Importa referir que o Portugal 2020 inovou, face ao passado, ao focar-se na conformidade dos objetivos/resultados a atingir através de uma avaliação rigorosa destes, acompanhando o nível de exigência relativo à conformidade financeira/processual já existente. A framework exposta possibilita dar resposta a esta nova exigência através do sistema de monitorização e avaliação que a integra.
Entre em contacto connosco para conhecer detalhadamente todas as potencialidades do POCH e esta solução que lhe propomos.