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INTERNACIONAL
[FORMAÇÃO]
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INTERNACIONAL
[CONSULTORIA]
04
Banca
Objetivos:
Dotar os participantes de conhecimentos e competências sobre o setor bancário:
- Abordando o tema dos acordos de Basileia para as regulações de capital;
- Analisando os temas de liquidez mediante a adequação dos balanços no sentido de se evitarem os incumprimentos – revisitando a importância da concessão de crédito nas suas diversas modalidades de financiamento e crédito bancário;
- Aplicando os procedimentos de deteção de incumprimento – análise de risco de crédito, na vertente da rentabilidade.
Dotar os participantes de competências nas áreas comportamentais, na qualidade do atendimento e gestão correta das reclamações, de técnicas de negociação e de vendas.
Dotar os participantes de conhecimentos acerca dos mercados financeiros, de auditoria e de operações de negócio internacional.
Conteúdos Programáticos:
1. Capital – Regulações de capital: os acordos de Basileia
- Objetivos;
- Riscos;
- Capital regulamentar e Capital económico;
- Basileia II e o seu impacto nas instituições financeiras;
- Definição e adequação de fundos próprios;
- Gestão de garantias;
- Basileia III – enquadramento.
2. Liquidez – Adequação dos balanços no sentido de se evitarem os incumprimentos: importância da concessão de crédito
- Breve descrição das principais operações de crédito;
- Análise do pedido de crédito/aspetos de rendibilidade das operações;
- Dinamização do risco através da obtenção de garantias;
- Avaliação de risco do crédito a particulares;
- Conceitos gerais do crédito a empresas;
- Análise da empresa e adequação do prazo da operação de crédito às suas necessidades.
3. Rentabilidade – Procedimentos de deteção de incumprimento: análise de risco de crédito
- Gestão do risco;
- Acompanhamento de clientes;
- Contratos de crédito bancário;
- Garantias do crédito bancário (geral e específica);
- Recuperação do crédito;
- Definição de procedimentos gerais;
- Gestão dos processos;
- Procedimentos de precaução e prevenção.
4. Qualidade – Atendimento e a imagem do banco
- Construção de uma imagem de qualidade de serviço;
- Atitude profissional no atendimento telefónico e presencial;
- Particularidades do atendimento telefónico;
- Particularidades do atendimento presencial;
- Lidar eficazmente com reclamações.
5. Comportamento organizacional
- Trabalho em equipa, cooperação e competição Intra e Interequipas;
- Equilíbrio entre a posição do indivíduo, a sua carreira profissional e Team Work;
- Sinergia entre o departamento e o grupo no seu todo;
- Motivação de equipas de trabalho;
- Liderança contingencial;
- Gestão do conflito;
- Gestão do tempo para a eficácia da equipa;
- Fatores de coesão e causas que aumentam e/ou diminuem a coesão.
Estratégias de comportamento eficaz
- Estratégia para um comportamento eficaz;
- Estilos de comunicação;
- Importância de uma comunicação assertiva;
- Gestão de conflitos.
Inteligência emocional
- Autoconhecimento;
- Programação neurolinguística (PNL);
- Inteligência emocional;
- Atendimento.
Equipa e valores organizacionais
- Trabalho de equipa;
- Valores organizacional;
- Liderança.
Equipa e grupo
- Definir equipa/grupo;
- Caracterizar as relações na equipa;
- Valorizar a coesão do grupo e a sua importância;
- Distinguir as vantagens/desvantagens do trabalho em equipa.
Equipa e a sua dinâmica
- Identificar as “atitudes da equipa”;
- Analisar a dinâmica de grupo/equipa;
- Distinguir o grupo/equipa e as suas relações com a tarefa;
- Caracterizar a equipa como configuração de papéis.
Equipa e valores organizacionais
- Identificar a autoridade e estrutura de influência na equipa de trabalho;
- Reconhecer as técnicas para desenvolver competências de trabalho em equipa.
Aumentar a capacidade de perceber o que se passa na equipa:
- Participar autenticamente na equipa;
- Modificar atitudes pessoais face aos outros e face à equipa;
- Desenvolver capacidades, técnicas e estratégias de comunicação eficaz;
- Conflito – técnicas de resolução de conflitos.
6. Técnicas de negociação e vendas
- Importância da negociação no contexto bancário atual;
- Estratégias e táticas e fases da negociação;
- Fontes e meios de prospeção de clientes;
- Análise dos clientes para a oferta dos produtos e serviços do banco;
- Objetivos e passos da entrevista de venda;
- Como agir no sucesso e como lidar com o insucesso.
7. Sigilo bancário
8. Sigilo profissional, finalidade do sigilo bancário
9. Matérias e sujeitos objeto do sigilo bancário
10. Dispensa do dever de sigilo bancário
11. Sanções decorrentes da violação do sigilo bancário
12. Mercados financeiros
Sistema financeiro
- Regulação e supervisão do sistema financeiro – visão geral;
- Garantia de solvabilidade das empresas financeiras;
- Defesa dos consumidores de produtos e serviços financeiros;
- Prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo – DMIF;
- Mercados financeiros;
- Caracterização dos produtos financeiros;
- Taxas de juro;
- Decisões de investimento.
Mercados monetários
- Mercado monetário;
- Mercado cambial.
Mercado de capitais
- Obrigações;
- Ações;
- Produtos de investimento indireto.
Emissão e transação de produtos financeiros
- Mercado primário;
- Mercado secundário.
Mercados a prazo e instrumentos de cobertura de risco
- Introdução e conceitos gerais.
Regulação do mercado
- Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF);
- Prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.
13. Negócio/comércio internacional
- Importância das trocas internacionais.
Necessidades do exportador vs necessidades do importador:
- Confiança, conhecimento, experiência e capacidade negocial;
- Papel dos bancos.
Transações de comércio internacional
- Ordens sobre o estrangeiro recebidas/emitidas;
- Cheques bancários;
- Cobrança vs compra.
Remessas documentárias
- Exportação (RDEX);
- Importação (RDIM).
Financiamento à exportação
- Abono;
- Desconto;
- Pré-financiamentos.
Trade Finance
Cartas de crédito
- Tipos, intervenientes, objetivo, modalidades de pagamento, vantagens: importação (CRIM) e exportação (CREX);
- Stand by Letter of Credit (SBLC);
- Incoterms: função e importância, e Incoterms mais utilizados.
14. Auditoria
Tipos de auditoria
- Âmbito e objetivos da função de auditoria;
- Planeamento anual das atividades;
- Procedimentos envolvidos na preparação de auditorias.
Sistema de controlo da auditoria interna
- Objetivos do sistema de controlo interno;
- Componentes fundamentais do sistema de controlo interno;
- Tipos de controlo interno mais utilizados na banca.
Fraudes e irregularidades
Riscos e a sua gestão
Conceito e normas de auditoria
Meios, técnicas e procedimentos de auditoria
Preparação e condução de entrevistas
- Elaboração e utilização de questionários de controlo interno;
- Elaboração e utilização de programas de trabalho;
- Principais critérios de seleção de amostras.
Procedimentos envolvidos na execução de auditorias (trabalho de campo)
Contagem de valores
Verificações contabilísticas
Validações de procedimentos
Formalização de avaliações, de deficiências e de recomendações
Principais objetivos e procedimentos de revisão do trabalho de campo
Características fundamentais dos relatórios de auditor
15. Introdução ao marketing
Em que consiste a prestação de um serviço?
- O que é um serviço e sua classificação?
- Marketing-mix dos serviços;
- Importância, dimensões e cadeia de valor da qualidade nos serviços.
Estratégias de marketing de serviços
Marketing relacional
- Objetivos e benefícios;
- Gestão da relação – CRM;
- Gerir a fidelização dos clientes;
- Posicionamento dos serviços;
- Análise SWOT;
- Diferenciação dos serviços;
- Noções fundamentais de marketing;
- Segmentação do mercado;
- Ciclo de vida dos produtos;
- Produto;
- Preço;
- Distribuição;
- Comunicação;
- Comportamento do cliente.
Destinatários:
Esta certificação destina-se a todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades em gestão bancária, coordenação comercial, decisão creditícia, unidades de auditoria, áreas de recuperação de crédito e contabilidade.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 60 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
No final do Mini MBA, os participantes deverão ser capazes de:
- Caracterizar os objetivos dos acordos de Basileia, os seus riscos e o seu impacto nas instituições financeiras;
- Distinguir capital regulamentar e capital económico;
- Reconhecer a definição e adequação de fundos próprios;
- Distinguir/identificar/compreender a gestão de garantias;
- Descrever das principais operações de crédito;
- Analisar o pedido de crédito/aspetos de rendibilidade das operações;
- Dinamizar o risco através da obtenção de garantias;
- Avaliar o risco do crédito a particulares;
- Identificar os conceitos gerais do crédito a empresas;
- Analisar a adequação do prazo da operação de crédito às necessidades da empresa;
- Efetuar a gestão do risco;
- Realizar o acompanhamento de clientes;
- Reconhecer os contratos de crédito bancário;
- Identificar as garantias do crédito bancário (geral e específica);
- Abordar a recuperação do crédito definindo os procedimentos gerais;
- Acompanhar a gestão dos processos e identificar os procedimentos de precaução e prevenção;
- Identificar uma imagem de qualidade de serviço;
- Identificar a atitude profissional no atendimento do cliente interno/externo;
- Reconhecer a forma eficaz de lidar com reclamações;
- Definir equipa/grupo;
- Caracterizar as relações na equipa;
- Valorizar a coesão do grupo e a sua importância;
- Distinguir as vantagens/desvantagens do trabalho em equipa;
- Identificar as “atitudes da equipa” analisando a sua dinâmica de grupo/equipa;
- Distinguir o grupo/equipa e as suas relações com a tarefa;
- Reconhecer as técnicas para desenvolver competências de trabalho em equipa;
- Aumentar a capacidade de perceber o que se passa na equipa;
- Participar autenticamente na equipa;
- Modificar atitudes pessoais face aos outros e face à equipa;
- Desenvolver capacidades, técnicas e estratégias de comunicação eficaz;
- Reconhecer a importância da negociação em contexto bancário;
- Identificar as fases da negociação;
- Reconhecer as diversas formas de prospeção de clientes;
- Identificar os clientes para adequar a oferta bancária;
- Acompanhar o sucesso e o insucesso das negociações;
- Reconhecer o sigilo bancário;
- Reconhecer os participantes do sistema financeiro;
- Identificar a DMIF;
- Caracterizar o mercado financeiro: produtos e taxas;
- Distinguir mercado monetário e mercado de capitais;
- Identificar mercados de emissão e transação de produtos financeiros;
- Reconhecer mercados a prazo e instrumentos de cobertura de risco;
- Reconhecer a importância do comércio internacional e as suas transações;
- Reconhecer remessas documentarias, cartas de crédito e garantias e SBLC;
- Identificar os diferentes Incoterms;
- Distinguir os diferentes tipos de financiamento à exportação;
- Reconhecer os objetivos da auditoria;
- Reconhecer o seu planeamento anual e os procedimentos na preparação;
- Identificar os seus objetivos;
- Distinguir os tipos de controlo mais utilizados na banca;
- Reconhecer a preparação e condução de entrevistas;
- Distinguir os procedimentos preparatórios do trabalho de campo;
- Reconhecer as noções fundamentais de marketing;
- Identificar em que consiste a prestação de um serviço;
- Reconhecer as estratégias de marketing de serviços.