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Banca

Objetivos:

Dotar os participantes de conhecimentos e competências sobre o setor bancário:

  • Abordando o tema dos acordos de Basileia para as regulações de capital;
  • Analisando os temas de liquidez mediante a adequação dos balanços no sentido de se evitarem os incumprimentos – revisitando a importância da concessão de crédito nas suas diversas modalidades de financiamento e crédito bancário;
  • Aplicando os procedimentos de deteção de incumprimento – análise de risco de crédito, na vertente da rentabilidade.

Dotar os participantes de competências nas áreas comportamentais, na qualidade do atendimento e gestão correta das reclamações, de técnicas de negociação e de vendas.


Dotar os participantes de conhecimentos acerca dos mercados financeiros, de auditoria e de operações de negócio internacional.

Conteúdos Programáticos:

1. Capital – Regulações de capital: os acordos de Basileia

  • Objetivos;
  • Riscos;
  • Capital regulamentar e Capital económico;
  • Basileia II e o seu impacto nas instituições financeiras;
  • Definição e adequação de fundos próprios;
  • Gestão de garantias;
  • Basileia III – enquadramento.

2. Liquidez – Adequação dos balanços no sentido de se evitarem os incumprimentos: importância da concessão de crédito

  • Breve descrição das principais operações de crédito;
  • Análise do pedido de crédito/aspetos de rendibilidade das operações;
  • Dinamização do risco através da obtenção de garantias;
  • Avaliação de risco do crédito a particulares;
  • Conceitos gerais do crédito a empresas;
  • Análise da empresa e adequação do prazo da operação de crédito às suas necessidades.

3. Rentabilidade – Procedimentos de deteção de incumprimento: análise de risco de crédito

  • Gestão do risco;
  • Acompanhamento de clientes;
  • Contratos de crédito bancário;
  • Garantias do crédito bancário (geral e específica);
  • Recuperação do crédito;
  • Definição de procedimentos gerais;
  • Gestão dos processos;
  • Procedimentos de precaução e prevenção.

4. Qualidade – Atendimento e a imagem do banco

  • Construção de uma imagem de qualidade de serviço;
  • Atitude profissional no atendimento telefónico e presencial;
  • Particularidades do atendimento telefónico;
  • Particularidades do atendimento presencial;
  • Lidar eficazmente com reclamações.

5. Comportamento organizacional

  • Trabalho em equipa, cooperação e competição Intra e Interequipas;
  • Equilíbrio entre a posição do indivíduo, a sua carreira profissional e Team Work;
  • Sinergia entre o departamento e o grupo no seu todo;
  • Motivação de equipas de trabalho;
  • Liderança contingencial;
  • Gestão do conflito;
  • Gestão do tempo para a eficácia da equipa;
  • Fatores de coesão e causas que aumentam e/ou diminuem a coesão.

Estratégias de comportamento eficaz

  • Estratégia para um comportamento eficaz;
  • Estilos de comunicação;
  • Importância de uma comunicação assertiva;
  • Gestão de conflitos.

Inteligência emocional

  • Autoconhecimento;
  • Programação neurolinguística (PNL);
  • Inteligência emocional;
  • Atendimento.

Equipa e valores organizacionais

  • Trabalho de equipa;
  • Valores organizacional;
  • Liderança.

Equipa e grupo

  • Definir equipa/grupo;
  • Caracterizar as relações na equipa;
  • Valorizar a coesão do grupo e a sua importância;
  • Distinguir as vantagens/desvantagens do trabalho em equipa.

Equipa e a sua dinâmica

  • Identificar as “atitudes da equipa”;
  • Analisar a dinâmica de grupo/equipa;
  • Distinguir o grupo/equipa e as suas relações com a tarefa;
  • Caracterizar a equipa como configuração de papéis.

Equipa e valores organizacionais

  • Identificar a autoridade e estrutura de influência na equipa de trabalho;
  • Reconhecer as técnicas para desenvolver competências de trabalho em equipa.

Aumentar a capacidade de perceber o que se passa na equipa:

  • Participar autenticamente na equipa;
  • Modificar atitudes pessoais face aos outros e face à equipa;
  • Desenvolver capacidades, técnicas e estratégias de comunicação eficaz;
  • Conflito – técnicas de resolução de conflitos.

6. Técnicas de negociação e vendas

  • Importância da negociação no contexto bancário atual;
  • Estratégias e táticas e fases da negociação;
  • Fontes e meios de prospeção de clientes;
  • Análise dos clientes para a oferta dos produtos e serviços do banco;
  • Objetivos e passos da entrevista de venda;
  • Como agir no sucesso e como lidar com o insucesso.

7. Sigilo bancário

8. Sigilo profissional, finalidade do sigilo bancário

9. Matérias e sujeitos objeto do sigilo bancário

10. Dispensa do dever de sigilo bancário

11. Sanções decorrentes da violação do sigilo bancário


12. Mercados financeiros

Sistema financeiro

  • Regulação e supervisão do sistema financeiro – visão geral;
  • Garantia de solvabilidade das empresas financeiras;
  • Defesa dos consumidores de produtos e serviços financeiros;
  • Prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo – DMIF;
  • Mercados financeiros;
  • Caracterização dos produtos financeiros;
  • Taxas de juro;
  • Decisões de investimento.

Mercados monetários

  • Mercado monetário;
  • Mercado cambial.

Mercado de capitais

  • Obrigações;
  • Ações;
  • Produtos de investimento indireto.

Emissão e transação de produtos financeiros

  • Mercado primário;
  • Mercado secundário.

Mercados a prazo e instrumentos de cobertura de risco

  • Introdução e conceitos gerais.

Regulação do mercado

  • Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF);
  • Prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

13. Negócio/comércio internacional

  • Importância das trocas internacionais.

Necessidades do exportador vs necessidades do importador:

  • Confiança, conhecimento, experiência e capacidade negocial;
  • Papel dos bancos.

Transações de comércio internacional

  • Ordens sobre o estrangeiro recebidas/emitidas;
  • Cheques bancários;
  • Cobrança vs compra.

Remessas documentárias

  • Exportação (RDEX);
  • Importação (RDIM).

Financiamento à exportação

  • Abono;
  • Desconto;
  • Pré-financiamentos.

Trade Finance

Cartas de crédito

  • Tipos, intervenientes, objetivo, modalidades de pagamento, vantagens: importação (CRIM) e exportação (CREX);
  • Stand by Letter of Credit (SBLC);
  • Incoterms: função e importância, e Incoterms mais utilizados.

14. Auditoria

Tipos de auditoria

  • Âmbito e objetivos da função de auditoria;
  • Planeamento anual das atividades;
  • Procedimentos envolvidos na preparação de auditorias.

Sistema de controlo da auditoria interna

  • Objetivos do sistema de controlo interno;
  • Componentes fundamentais do sistema de controlo interno;
  • Tipos de controlo interno mais utilizados na banca.

Fraudes e irregularidades

Riscos e a sua gestão

Conceito e normas de auditoria

Meios, técnicas e procedimentos de auditoria

Preparação e condução de entrevistas

  • Elaboração e utilização de questionários de controlo interno;
  • Elaboração e utilização de programas de trabalho;
  • Principais critérios de seleção de amostras.

Procedimentos envolvidos na execução de auditorias (trabalho de campo)

Contagem de valores

Verificações contabilísticas

Validações de procedimentos

Formalização de avaliações, de deficiências e de recomendações

Principais objetivos e procedimentos de revisão do trabalho de campo

Características fundamentais dos relatórios de auditor


15. Introdução ao marketing

Em que consiste a prestação de um serviço?

  • O que é um serviço e sua classificação?
  • Marketing-mix dos serviços;
  • Importância, dimensões e cadeia de valor da qualidade nos serviços.

Estratégias de marketing de serviços

Marketing relacional

  • Objetivos e benefícios;
  • Gestão da relação – CRM;
  • Gerir a fidelização dos clientes;
  • Posicionamento dos serviços;
  • Análise SWOT;
  • Diferenciação dos serviços;
  • Noções fundamentais de marketing;
  • Segmentação do mercado;
  • Ciclo de vida dos produtos;
  • Produto;
  • Preço;
  • Distribuição;
  • Comunicação;
  • Comportamento do cliente.

Destinatários:

Esta certificação destina-se a todos os profissionais envolvidos e com responsabilidades em gestão bancária, coordenação comercial, decisão creditícia, unidades de auditoria, áreas de recuperação de crédito e contabilidade.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 60 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.


No final do Mini MBA, os participantes deverão ser capazes de:

  • Caracterizar os objetivos dos acordos de Basileia, os seus riscos e o seu impacto nas instituições financeiras;
  • Distinguir capital regulamentar e capital económico;
  • Reconhecer a definição e adequação de fundos próprios;
  • Distinguir/identificar/compreender a gestão de garantias;
  • Descrever das principais operações de crédito;
  • Analisar o pedido de crédito/aspetos de rendibilidade das operações;
  • Dinamizar o risco através da obtenção de garantias;
  • Avaliar o risco do crédito a particulares;
  • Identificar os conceitos gerais do crédito a empresas;
  • Analisar a adequação do prazo da operação de crédito às necessidades da empresa;
  • Efetuar a gestão do risco;
  • Realizar o acompanhamento de clientes;
  • Reconhecer os contratos de crédito bancário;
  • Identificar as garantias do crédito bancário (geral e específica);
  • Abordar a recuperação do crédito definindo os procedimentos gerais;
  • Acompanhar a gestão dos processos e identificar os procedimentos de precaução e prevenção;
  • Identificar uma imagem de qualidade de serviço;
  • Identificar a atitude profissional no atendimento do cliente interno/externo;
  • Reconhecer a forma eficaz de lidar com reclamações;
  • Definir equipa/grupo;
  • Caracterizar as relações na equipa;
  • Valorizar a coesão do grupo e a sua importância;
  • Distinguir as vantagens/desvantagens do trabalho em equipa;
  • Identificar as “atitudes da equipa” analisando a sua dinâmica de grupo/equipa;
  • Distinguir o grupo/equipa e as suas relações com a tarefa;
  • Reconhecer as técnicas para desenvolver competências de trabalho em equipa;
  • Aumentar a capacidade de perceber o que se passa na equipa;
  • Participar autenticamente na equipa;
  • Modificar atitudes pessoais face aos outros e face à equipa;
  • Desenvolver capacidades, técnicas e estratégias de comunicação eficaz;
  • Reconhecer a importância da negociação em contexto bancário;
  • Identificar as fases da negociação;
  • Reconhecer as diversas formas de prospeção de clientes;
  • Identificar os clientes para adequar a oferta bancária;
  • Acompanhar o sucesso e o insucesso das negociações;
  • Reconhecer o sigilo bancário;
  • Reconhecer os participantes do sistema financeiro;
  • Identificar a DMIF;
  • Caracterizar o mercado financeiro: produtos e taxas;
  • Distinguir mercado monetário e mercado de capitais;
  • Identificar mercados de emissão e transação de produtos financeiros;
  • Reconhecer mercados a prazo e instrumentos de cobertura de risco;
  • Reconhecer a importância do comércio internacional e as suas transações;
  • Reconhecer remessas documentarias, cartas de crédito e garantias e SBLC;
  • Identificar os diferentes Incoterms;
  • Distinguir os diferentes tipos de financiamento à exportação;
  • Reconhecer os objetivos da auditoria;
  • Reconhecer o seu planeamento anual e os procedimentos na preparação;
  • Identificar os seus objetivos;
  • Distinguir os tipos de controlo mais utilizados na banca;
  • Reconhecer a preparação e condução de entrevistas;
  • Distinguir os procedimentos preparatórios do trabalho de campo;
  • Reconhecer as noções fundamentais de marketing;
  • Identificar em que consiste a prestação de um serviço;
  • Reconhecer as estratégias de marketing de serviços.

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