Finanças & Administração, Transformação Digital & IT

ChatGPT na Prática: Elaboração do Relatório de Atividades na Administração Pública Portuguesa

Informações Gerais

Data de Início

12/03/2025

Data de Fim

26/03/2025

Duração

15 Horas

Horário

14H00-17H00

Modalidade

Live training

Investimento

550€ (Isento de IVA)

Formador

Márcia Pinheiro

Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e possui diversas pós-graduações em áreas como Gestão Pública e Gestão de Projetos, com destaque para a recente especialização em Digitalização na Administração Pública pelo ISCTE.

Na sua carreira profissional, Márcia tem mais de 30 anos de experiência, tendo iniciado a sua trajetória no setor privado. No setor público, desempenhou funções importantes como Inspetora na Inspeção-Geral de Finanças e Chefe de Divisão na Direção-Geral de Política do Mar, contribuindo para projetos de grande impacto nacional. Atualmente, além de consultora em gestão de projetos e digitalização, Márcia é professora convidada no ISCTE, onde leciona Gestão de Projetos.

Capacitar os participantes para utilizarem o ChatGPT na criação de Relatórios de Atividades;
Demonstrar boas práticas na redação e organização dos relatórios de acordo com as exigências da administração pública;
Otimizar processos de criação de conteúdos administrativos através da automação e apoio de ferramentas de IA.

Destinatários

Funcionários públicos de diversas áreas da administração pública

Objetivos

Capacitar os participantes para utilizarem o ChatGPT na criação de Relatórios de Atividades;
Demonstrar boas práticas na redação e organização dos relatórios de acordo com as exigências da administração pública;
Otimizar processos de criação de conteúdos administrativos através da automação e apoio de ferramentas de IA.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino tem como base os métodos expositivo, ativo e demonstrativo, através de sessões síncronas via Zoom, com o apoio da plataforma Moodle InPeople By Companhia Própria, onde o formando poderá aceder a textos e/ou manuais de apoio, entre outra documentação.

Metodologia de Avaliação

Avaliação Contínua e Avaliação Final (teste/trabalho).

Vantagens do Curso

Curso teórico e prático, voltado para a partilha e resolução de casos reais
Conte com Formadores de Excelência com vasta experiência na temática
Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO

MÓDULO I

Introdução ao ChatGPT e à sua Utilização na Administração Pública

Compreender os conceitos básicos de IA e o funcionamento do ChatGPT.

O que é o ChatGPT? Como funciona?

Vantagens e limitações do ChatGPT na administração pública.

Apresentação de casos de uso no contexto administrativo.

MÓDULO II

Estrutura do Relatório de Atividades na Administração Pública Portuguesa

Identificar os elementos essenciais que devem constar no relatório de atividades.

Leis e regulamentos que orientam o conteúdo dos relatórios de atividades.

Estruturação: introdução, objetivos, atividades desenvolvidas, resultados e conclusões.

Boas práticas de redação: clareza, objetividade e formalidade.

MÓDULO III

Interação com ChatGPT na Redação de Relatórios

Aprender a interagir com o ChatGPT para criar e organizar conteúdos de forma eficiente.

Como formular perguntas e orientações claras ao ChatGPT.

Geração automática de introduções, descrições de atividades e resumos.

Reformulação de conteúdo gerado para atender ao tom e estilo exigidos.

MÓDULO IV

Exercício Prático - Criação de um Relatório de Atividades

Aplicar o conhecimento adquirido na redação de um relatório completo

Passo a passo na elaboração de um relatório de atividades real ou simulado com a assistência do ChatGPT.

Análise crítica do conteúdo gerado: como editar e melhorar o texto.

Avaliação de conformidade com as normas da administração pública.

MÓDULO V

Otimização e Automação de Processos

Explorar funcionalidades adicionais e automação na criação de relatórios.

Uso de ChatGPT para gerar múltiplos relatórios a partir de um modelo.

Como integrar o ChatGPT com outras ferramentas para a gestão documental e relatórios (e.g., Microsoft Word, Excel, etc.).

MÓDULO VI

Ética e Considerações Jurídicas

Compreender os limites e responsabilidades no uso de IA na administração pública.

  • Curso teórico e prático, voltado para a partilha e resolução de casos reais;

  • Conte com Formadores de Excelência com vasta experiência na temática;

  • Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO;

Opinião dos nossos Formandos

Informações Gerais

Data de Início

12/03/2025

Data de Fim

26/03/2025

Duração

15 Horas

Horário

14H00-17H00

Modalidade

Live training

Investimento

550€ (Isento de IVA)

Formador

Márcia Pinheiro

Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e possui diversas pós-graduações em áreas como Gestão Pública e Gestão de Projetos, com destaque para a recente especialização em Digitalização na Administração Pública pelo ISCTE.

Na sua carreira profissional, Márcia tem mais de 30 anos de experiência, tendo iniciado a sua trajetória no setor privado. No setor público, desempenhou funções importantes como Inspetora na Inspeção-Geral de Finanças e Chefe de Divisão na Direção-Geral de Política do Mar, contribuindo para projetos de grande impacto nacional. Atualmente, além de consultora em gestão de projetos e digitalização, Márcia é professora convidada no ISCTE, onde leciona Gestão de Projetos.

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