Formador
Márcia Pinheiro
Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e possui diversas pós-graduações em áreas como Gestão Pública e Gestão de Projetos, com destaque para a recente especialização em Digitalização na Administração Pública pelo ISCTE.
Na sua carreira profissional, Márcia tem mais de 30 anos de experiência, tendo iniciado a sua trajetória no setor privado. No setor público, desempenhou funções importantes como Inspetora na Inspeção-Geral de Finanças e Chefe de Divisão na Direção-Geral de Política do Mar, contribuindo para projetos de grande impacto nacional. Atualmente, além de consultora em gestão de projetos e digitalização, Márcia é professora convidada no ISCTE, onde leciona Gestão de Projetos.
Capacitar os participantes para utilizarem o ChatGPT na criação de Relatórios de Atividades;
Demonstrar boas práticas na redação e organização dos relatórios de acordo com as exigências da administração pública;
Otimizar processos de criação de conteúdos administrativos através da automação e apoio de ferramentas de IA.
Funcionários públicos de diversas áreas da administração pública
A metodologia de ensino tem como base os métodos expositivo, ativo e demonstrativo, através de sessões síncronas via Zoom, com o apoio da plataforma Moodle InPeople By Companhia Própria, onde o formando poderá aceder a textos e/ou manuais de apoio, entre outra documentação.
Avaliação Contínua e Avaliação Final (teste/trabalho).
Curso teórico e prático, voltado para a partilha e resolução de casos reais
Conte com Formadores de Excelência com vasta experiência na temática
Formação certificada DGERT com emissão de certificado através do SIGO
Introdução ao ChatGPT e à sua Utilização na Administração Pública
Compreender os conceitos básicos de IA e o funcionamento do ChatGPT.
O que é o ChatGPT? Como funciona?
Vantagens e limitações do ChatGPT na administração pública.
Apresentação de casos de uso no contexto administrativo.
Estrutura do Relatório de Atividades na Administração Pública Portuguesa
Identificar os elementos essenciais que devem constar no relatório de atividades.
Leis e regulamentos que orientam o conteúdo dos relatórios de atividades.
Estruturação: introdução, objetivos, atividades desenvolvidas, resultados e conclusões.
Boas práticas de redação: clareza, objetividade e formalidade.
Interação com ChatGPT na Redação de Relatórios
Aprender a interagir com o ChatGPT para criar e organizar conteúdos de forma eficiente.
Como formular perguntas e orientações claras ao ChatGPT.
Geração automática de introduções, descrições de atividades e resumos.
Reformulação de conteúdo gerado para atender ao tom e estilo exigidos.
Exercício Prático - Criação de um Relatório de Atividades
Aplicar o conhecimento adquirido na redação de um relatório completo
Passo a passo na elaboração de um relatório de atividades real ou simulado com a assistência do ChatGPT.
Análise crítica do conteúdo gerado: como editar e melhorar o texto.
Avaliação de conformidade com as normas da administração pública.
Otimização e Automação de Processos
Explorar funcionalidades adicionais e automação na criação de relatórios.
Uso de ChatGPT para gerar múltiplos relatórios a partir de um modelo.
Como integrar o ChatGPT com outras ferramentas para a gestão documental e relatórios (e.g., Microsoft Word, Excel, etc.).
Ética e Considerações Jurídicas
Compreender os limites e responsabilidades no uso de IA na administração pública.
O curso cumpriu totalmente as minhas expectativas. A Formadora alia profundo conhecimento teórico e prático desta matéria, mostrando toda a disponibilidade para esclarecer dúvidas dos participantes.
De continuar! Excelente trabalho!
Frequentou
Esta formação para além de me acrescentar conhecimento consolidou outros, o que me ofereceu mais determinação na sua aplicação diária aquando do desempenho das minhas funções.
Sou grata por esta oportunidade e espero poder vir a experienciar outras convosco.
Frequentou
Neste curso adquiri inúmeras ferramentas pedagógicas e aprimorei competências e habilidades para a transmissão de conhecimentos de forma eficiente e apelativa.
Não posso deixar de enaltecer a ajuda e orientações cruciais dos formadores, a sua empatia e abertura promoveu uma aprendizagem motivacional.
Frequentou
A formação E-learning foi uma mais-valia no ponto de vista da gestão. Esta formação superou todas as minhas expectativas.
O material de estudo disponível é bastante bom e de fácil acesso na plataforma.
Recomendo a todos que procuram esta formação.
Frequentou
Formador
Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e possui diversas pós-graduações em áreas como Gestão Pública e Gestão de Projetos, com destaque para a recente especialização em Digitalização na Administração Pública pelo ISCTE.
Na sua carreira profissional, Márcia tem mais de 30 anos de experiência, tendo iniciado a sua trajetória no setor privado. No setor público, desempenhou funções importantes como Inspetora na Inspeção-Geral de Finanças e Chefe de Divisão na Direção-Geral de Política do Mar, contribuindo para projetos de grande impacto nacional. Atualmente, além de consultora em gestão de projetos e digitalização, Márcia é professora convidada no ISCTE, onde leciona Gestão de Projetos.
Isento de IVA
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