-
INTERNACIONAL
[FORMAÇÃO]
-
INTERNACIONAL
[CONSULTORIA]
04
Comércio e Investimento Internacional
Objetivos:
• Dotar os participantes de competências na área dos mercados internacionais e dar a conhecer os vários mercados e os seus respetivos produtos e serviços, a forma de como as empresas se organizam e as suas várias modalidades, assim como as características e as diferenças entre os vários mercados e os seus respetivos canais;
• Abordar o investimento internacional numa vertente informativa (indicadores, regras e origens), assim como um conjunto de problemáticas do comércio internacional e do seu financiamento onde cada tipo de mercado será analisado de forma individual e completa.
Conteúdos Programáticos:
1. Comércio internacional
- Mercados (europeu, EUA, Américas e Oriente) e produtos e serviços (exportação e importação);
- Organização das empresas/serviços;
- Apoios estatais (Portugal e UE) e internacionais.
2. Investimento internacional
- Indicadores e regras;
- Origens (oficiais e privados);
- Fontes de investimento.
3. Relações internacionais
- Negociação internacional.
Destinatários:
Este Mini MBA tem como principais destinatários gestores, administradores, cargos relacionados com a área de compras e das várias áreas estratégicas que se relacionam ou tenham interesse em lidar com o mercado internacional.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 40 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
Deverá realizar este Mini MBA Executivo para:
- Desenvolver competências para a obtenção de informação relevante dos negócios internacionais;
- Conhecer as noções básicas dos diferentes canais comerciais internacionais;
- Conhecer as problemáticas do comércio internacional e do financiamento e trocas financeiras internacionais;
- Conhecer as problemáticas relacionadas com os diversos mercados de produtos e serviços, bem como de financiamento;
- Desenvolver as problemáticas da organização interna das empresas e das instituições;
- Examinar os vários mercados selecionados, respetivas especificidades e principais canais de acesso aos negócios;
- Conhecer as principais características dos produtos/serviços a oferecer em cada mercado;
- Analisar os principais canais de recolha de informação comercial e de divulgação e candidatura a projetos e programas internacionais;
- Realizar uma análise da organização necessária para o sucesso em cada mercado.
Metodologia
A metodologia pedagógica que se preconiza para o desenvolvimento do Mini MBA é centrada nas pessoas, nos conhecimentos e nas experiências de cada participante, nas expectativas que colocam na formação e no reconhecimento da importância de obtenção de novos conhecimentos e skills. Serão disponibilizados todos os conceitos teóricos e práticas fundamentais, assim como a sua aplicação e respetiva avaliação, fazendo sempre apelo à participação ativa entre participantes, orientando-os no sentido de uma reflexão sobre práticas e técnicas utilizadas.