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Comunicar Eficazmente em Situações de Stress ou com Públicos Difíceis

Objetivos:

  • Analisar a Natureza das Situações Difíceis, compreender a sua Origem e os Fatores que contribuem para a Manutenção ou a Resolução Eficaz das mesmas;

  • Reconhecer a Importância da Comunicação Assertiva na Gestão de Situações Difíceis;

  • Tomar consciência do seu Comportamento Emocional numa Situação Difícil e ser capaz de gerir as Próprias Emoções, canalizando-as de Modo Construtivo;

  • Escutar as Emoções dos Outros e influenciar Positivamente o seu Comportamento Emocional;

  • Praticar Técnicas de Comunicação Assertiva como recurso na Resolução de Situações Interpessoais Difíceis;

Conteúdos Programáticos:

1. O Papel da Inteligência Emocional na Gestão de Situações Interpessoais Difíceis

  • Competências de Inteligência Emocional: a Dimensão Emocional e a Dimensão Racional do Comportamento;
  • Compreender a Natureza e a Génese das Situações Interpessoais Difíceis: identificar Sinais de Alerta;
  • Autoconsciência e Autodomínio Emocional: A Consciência das Emoções Próprias e a Capacidade de Regular as mesmas;
  • Descobrir os Estímulos desencadeadores das Emoções em Situações Interpessoais Desafiantes;
  • Identificar Alterações de Comportamento;
  • Definir Estratégias para Reconhecer e Regular as Emoções.

2. A Importância da Comunicação na Gestão Adequada de Situações Difíceis

  • Qualidade da Comunicação e seu impacto na Condução Adequada do Diálogo;
  • As Dimensões da Comunicação: o Corpo, a Emoção e a Linguagem;
  • “O que se comunica” e o “modo como se comunica”: Dois Níveis de Influência;
  • Comunicar Eficazmente em Situações de Stress ou com Públicos Difíceis;
  • O Papel dos “Filtros Internos” na criação de Dificuldades Comunicacionais;
  • Reações de Defesa e Ataque e suas Consequências nas Relações Interpessoais;
  • Diferentes Estilos de Comunicação e seu Impacto na Interação com o Outro;
  • Papel da Assertividade na Prevenção e Gestão de Situações  Interpessoais Difíceis.

3. Técnicas de Comunicação Assertiva que apoiam a Gestão Eficaz da Relação com o Outro

  • A Comunicação Assertiva no Quadro de Situações Interpessoais Difíceis: Focar o Diálogo na Solução e não no Problema;
  • Ser Assertivo na Apresentação, Debate e Argumentação de Ideias;
  • Escutar de forma Empática e Colocar-se em Sintonia com o Outro;
  • Saber Perguntar para Obter Informação Pertinente;
  • Saber colocar Limites quando necessário;
  • Saber Criticar de forma Construtiva e Responder eficazmente a Críticas e Objeções: dar e receber Feedback;
  • Dar e Receber Feedback;
  • Técnicas de Higiene Comunicacional: Adotar Comportamentos Win Win.

4. A Gestão Adequada das Emoções no Relacionamento Interpessoal

  • Reconhecer Estados Emocionais de Terceiros e atuar de forma a Influenciar Positivamente o Outro;
  • Comunicar com Diversos Interlocutores e adequar a sua Intervenção a Diferentes Perfis;
  • Lidar com Comportamentos Passivos, Agressivos e Manipulatórios;
  • Responder eficazmente a Diferentes Reações Emocionais da parte do Interlocutor;
  • Regulação das Emoções Próprias e de Terceiros durante o Diálogo;
  • Usar Estratégias Eficazes de Resolução do Conflito.

Destinatários:

Todos os interessados.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 14 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 90%.

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Download (PDF):

catalogo-formacao-companhiapropria.pdf
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