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EMPRESAS
[FORMAÇÃO]
03
Comunicar Eficazmente em Situações de Stress ou com Públicos Difíceis
Objetivos:
- Analisar a Natureza das Situações Difíceis, compreender a sua Origem e os Fatores que contribuem para a Manutenção ou a Resolução Eficaz das mesmas;
- Reconhecer a Importância da Comunicação Assertiva na Gestão de Situações Difíceis;
- Tomar consciência do seu Comportamento Emocional numa Situação Difícil e ser capaz de gerir as Próprias Emoções, canalizando-as de Modo Construtivo;
- Escutar as Emoções dos Outros e influenciar Positivamente o seu Comportamento Emocional;
- Praticar Técnicas de Comunicação Assertiva como recurso na Resolução de Situações Interpessoais Difíceis;
Conteúdos Programáticos:
1. O Papel da Inteligência Emocional na Gestão de Situações Interpessoais Difíceis
- Competências de Inteligência Emocional: a Dimensão Emocional e a Dimensão Racional do Comportamento;
- Compreender a Natureza e a Génese das Situações Interpessoais Difíceis: identificar Sinais de Alerta;
- Autoconsciência e Autodomínio Emocional: A Consciência das Emoções Próprias e a Capacidade de Regular as mesmas;
- Descobrir os Estímulos desencadeadores das Emoções em Situações Interpessoais Desafiantes;
- Identificar Alterações de Comportamento;
- Definir Estratégias para Reconhecer e Regular as Emoções.
2. A Importância da Comunicação na Gestão Adequada de Situações Difíceis
- Qualidade da Comunicação e seu impacto na Condução Adequada do Diálogo;
- As Dimensões da Comunicação: o Corpo, a Emoção e a Linguagem;
- “O que se comunica” e o “modo como se comunica”: Dois Níveis de Influência;
- Comunicar Eficazmente em Situações de Stress ou com Públicos Difíceis;
- O Papel dos “Filtros Internos” na criação de Dificuldades Comunicacionais;
- Reações de Defesa e Ataque e suas Consequências nas Relações Interpessoais;
- Diferentes Estilos de Comunicação e seu Impacto na Interação com o Outro;
- Papel da Assertividade na Prevenção e Gestão de Situações Interpessoais Difíceis.
3. Técnicas de Comunicação Assertiva que apoiam a Gestão Eficaz da Relação com o Outro
- A Comunicação Assertiva no Quadro de Situações Interpessoais Difíceis: Focar o Diálogo na Solução e não no Problema;
- Ser Assertivo na Apresentação, Debate e Argumentação de Ideias;
- Escutar de forma Empática e Colocar-se em Sintonia com o Outro;
- Saber Perguntar para Obter Informação Pertinente;
- Saber colocar Limites quando necessário;
- Saber Criticar de forma Construtiva e Responder eficazmente a Críticas e Objeções: dar e receber Feedback;
- Dar e Receber Feedback;
- Técnicas de Higiene Comunicacional: Adotar Comportamentos Win Win.
4. A Gestão Adequada das Emoções no Relacionamento Interpessoal
- Reconhecer Estados Emocionais de Terceiros e atuar de forma a Influenciar Positivamente o Outro;
- Comunicar com Diversos Interlocutores e adequar a sua Intervenção a Diferentes Perfis;
- Lidar com Comportamentos Passivos, Agressivos e Manipulatórios;
- Responder eficazmente a Diferentes Reações Emocionais da parte do Interlocutor;
- Regulação das Emoções Próprias e de Terceiros durante o Diálogo;
- Usar Estratégias Eficazes de Resolução do Conflito.
Destinatários:
Todos os interessados.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 14 horas.
Investimento:
Valor:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
CERTIFICAÇÃO
Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 90%.
Download (PDF):
Formação
- Direito e Contratação Pública
- Empreendedorismo, Inovação e Criatividade
- Engenharia, Construção e Gestão de Projectos
- Gestão, Liderança e Negociação
- Qualidade, Saúde e Segurança
- Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional
- Sustentabilidade, Ambiente, e Economia Circular
- Transformação Digital e Trabalho Remoto