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Desenho e Planeamento Estratégico Organizacional

Objetivos:

Conhecer os principais instrumentos e métodos de análise estratégica e saber analisar e avaliar o contexto de gestão relativo à estratégia;


Integrar as análises para organizar o desdobramento operacional da estratégia definida para a sua implementação;


Aumentar a sua flexibilidade conhecendo os comportamentos apropriados a cada situação da organização e agir eficazmente através da análise de riscos e problemas organizacionais;


Otimizar o seu desenho organizacional e impulsionar o seu desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos:

1. Analisar as caraterísticas e evolução do ambiente de negócios e da atividade da empresa

  • Exigências dos consumidores e dos clientes: a era one to one;
  • Aceleração da mundialização das atividades e da competição;
  • Impacto do comércio eletrônico nos canais de venda e de distribuição;
  • Da empresa cidadã à empresa ecológica: regulamentação e proteção de consumidores e ambiente;
  • O modelo de Porter das 5 forças (a empresa e a evolução do ambiente).

2. Campo estratégico da empresa

  • Princípios da estratégia e das operações: as matrizes estratégicas (BCG, Makinsey, ADL);
  • Análise da concorrência, mercados-alvo e posicionamento estratégico;
  • Efetuar o diagnóstico da empresa.

3. Manobras estratégicas

  • Abordagens tradicionais da estratégia: domínio pelos custos, focalização, diferenciação ou aliança;
  • A progressão pelas vantagens concorrenciais: possibilidades e limites;
  • Estratégia de “recentração”, cenário de rutura e abordagem de substituição;
  • Orientação estratégica pela criação de valor;
  • Vigilância estratégica: ter sucesso pela antecipação;
  • Técnicas da criatividade para conceber novos eixos estratégicos.

3. Dimensões da estratégia em termos económicos

  • Objetivos da rentabilidade, de crescimento e de produtividade;
  • Como financiar o desenvolvimento: endividamento, tesouraria, reforço dos capitais próprios;
  • Aquisições e cessões;
  • Otimização das fontes de financiamento da empresa;
  • Construir o plano de negócio ou business plan;
  • Modelos de alocação de recursos.

4. Negociação estratégica

  • Vantagens e desvantagens;
  • Análise envolvente;
  • Técnica Internacional de Negociação (DESC);
  • Técnicas mais comuns.

5. Os desdobramentos estratégicos da empresa

  • Partilhar a estratégia: equipa de reflexão estratégica;
  • Comunicar os objetivos estratégicos: obter a adesão;
  • Resistência à mudança: origem, natureza e modos de expressão;
  • Criar dinâmica de mudança: conhecer e antecipar as fases de transformação de uma organização.

6. Transformar objetivos estratégicos em plano a médio prazo, orçamentos de investimento e orçamentos operacionais

  • Estabelecer grupos de projeto;
  • Quadro de indicadores estratégicos: aplicar a orientação estratégica;
  • Dinamizar a estratégia: os cenários, as alternativas;
  • Manter a motivação: acompanhar os indicadores, reconhecer as performances excecionais e os sucessos coletivos.

7. Análise SWOT

  • Estratégia de comunicação.

Destinatários:

Gestores de topo e de equipas de direção e quadros de topo e outros dirigentes implicados na estratégia.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 40 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.

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Download (PDF):

catalogo-formacao-companhiapropria.pdf
Desenho-e-Planeamento-Estrategico-Organizacional.pdf

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