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Desenho e Planeamento Estratégico Organizacional
Objetivos:
• Conhecer os principais instrumentos e métodos de análise estratégica e saber analisar e avaliar o contexto de gestão relativo à estratégia;
• Integrar as análises para organizar o desdobramento operacional da estratégia definida para a sua implementação;
• Aumentar a sua flexibilidade conhecendo os comportamentos apropriados a cada situação da organização e agir eficazmente através da análise de riscos e problemas organizacionais;
• Otimizar o seu desenho organizacional e impulsionar o seu desenvolvimento.
Conteúdos Programáticos:
1. Analisar as caraterísticas e evolução do ambiente de negócios e da atividade da empresa
- Exigências dos consumidores e dos clientes: a era one to one;
- Aceleração da mundialização das atividades e da competição;
- Impacto do comércio eletrônico nos canais de venda e de distribuição;
- Da empresa cidadã à empresa ecológica: regulamentação e proteção de consumidores e ambiente;
- O modelo de Porter das 5 forças (a empresa e a evolução do ambiente).
2. Campo estratégico da empresa
- Princípios da estratégia e das operações: as matrizes estratégicas (BCG, Makinsey, ADL);
- Análise da concorrência, mercados-alvo e posicionamento estratégico;
- Efetuar o diagnóstico da empresa.
3. Manobras estratégicas
- Abordagens tradicionais da estratégia: domínio pelos custos, focalização, diferenciação ou aliança;
- A progressão pelas vantagens concorrenciais: possibilidades e limites;
- Estratégia de “recentração”, cenário de rutura e abordagem de substituição;
- Orientação estratégica pela criação de valor;
- Vigilância estratégica: ter sucesso pela antecipação;
- Técnicas da criatividade para conceber novos eixos estratégicos.
3. Dimensões da estratégia em termos económicos
- Objetivos da rentabilidade, de crescimento e de produtividade;
- Como financiar o desenvolvimento: endividamento, tesouraria, reforço dos capitais próprios;
- Aquisições e cessões;
- Otimização das fontes de financiamento da empresa;
- Construir o plano de negócio ou business plan;
- Modelos de alocação de recursos.
4. Negociação estratégica
- Vantagens e desvantagens;
- Análise envolvente;
- Técnica Internacional de Negociação (DESC);
- Técnicas mais comuns.
5. Os desdobramentos estratégicos da empresa
- Partilhar a estratégia: equipa de reflexão estratégica;
- Comunicar os objetivos estratégicos: obter a adesão;
- Resistência à mudança: origem, natureza e modos de expressão;
- Criar dinâmica de mudança: conhecer e antecipar as fases de transformação de uma organização.
6. Transformar objetivos estratégicos em plano a médio prazo, orçamentos de investimento e orçamentos operacionais
- Estabelecer grupos de projeto;
- Quadro de indicadores estratégicos: aplicar a orientação estratégica;
- Dinamizar a estratégia: os cenários, as alternativas;
- Manter a motivação: acompanhar os indicadores, reconhecer as performances excecionais e os sucessos coletivos.
7. Análise SWOT
- Estratégia de comunicação.
Destinatários:
Gestores de topo e de equipas de direção e quadros de topo e outros dirigentes implicados na estratégia.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 40 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.