Loading...

03

Design Thinking

Objetivos:

  • Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações;

  • Implementar ferramentas criativas e analíticas com maior uso nas abordagens Design Thinking para o entendimento de problemas e exploração de soluções;

  • Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking.

Conteúdos Programáticos:

1. Design Thinking Como Ferramenta Estratégica

  • Enquadramento Teórico do Design Thinking;
  • Origem, Principais Fundamentos e Evolução;
  • Processos Criativos Como Ferramentas Estratégicas;
  • Modelos de Design Thinking e as Suas Características;
  • Tipologias de Perspectivas e o impacto estratégico.

2. Imaginação E Co-Criação – Introdução a Métodos para Partilha de Ideias no Processo Criativo

  • O Processo de Design Thinking:
    • Como usá-lo para gerar melhores ideias.
  • Exploração:
    • Brainstorming, Mindmap, Customer Experience Map.
  • Criação:
    • Personas, Storytelling, Use Cases.
  • Reflexão:
    • Service Blueprint, Brand Matrix.

3. “Design Thinking” Aplicado Aos Serviço

  • Conceito e Definição:
    • Explicação do que é e para que serve.
  • Agentes de mudança:
    • Identificação de drivers de mudança, reunir os detalhes que levam a pensar de forma ‘diferente’ o serviço.
  • Service Preposition:
    • Ou definição do problema, como chegar às soluções.
  • Mapear Oportunidades:
    • Depuração de requisitos, mapeamento temporal e touchpoints – Service Blueprint.
  • Identificar experiências:
    • Pensar de uma forma holística as interações com um serviço ou organização, identificar padrões, fraquezas e pontos fortes.
  • Service Experience:
    • Como mensuramos um serviço.

4. Business Innovation

  • Estratégia “Blue Ocean”:
    • Curva de valor da minha empresa e dos concorrente.
  • Propostas de Valor;
    • Business Model Canvas, incluindo atividades-chave, parceiros-chave, recursos-chave, relação com consumidores, segmentos de consumidores, canais de venda e estrutura de custos e receita.
  • Long Tail:
    • Long Tail of events – Como 20% do esforço traz 80% do retorno.
  • Modelos de Negócio:
    • Diferentes modelos: Fremium, Subscrição, “pay as you Go”; broker, modelos abertos, etc.
  • As 5 Forças de Porter
    • Que forças influenciam o meu negócio e como mudam ao longo do tempo: concorrência, fornecedores, ameaça de entrantes, ameaça de produtos substitutos e cliente.

Destinatários:

Todos os interessados.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 14 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.

 

CERTIFICAÇÃO

Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 90%.

INSCREVA-SE JÁ!

Download (PDF):

catalogo-formacao-companhiapropria.pdf
Design-Thinking.pdf

Fale connosco!