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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
[FORMAÇÃO]
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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
[CONSULTORIA]
03
Design Thinking
Objetivos:
- Aplicar a abordagem do Design Thinking para capitalizar o talento, criatividade, engenho e conhecimento do capital humano das organizações;
- Implementar ferramentas criativas e analíticas com maior uso nas abordagens Design Thinking para o entendimento de problemas e exploração de soluções;
- Criar, desenvolver, estruturar, planificar e implementar processos participativos e colaborativos de Design Thinking.
Conteúdos Programáticos:
1. Design Thinking Como Ferramenta Estratégica
- Enquadramento Teórico do Design Thinking;
- Origem, Principais Fundamentos e Evolução;
- Processos Criativos Como Ferramentas Estratégicas;
- Modelos de Design Thinking e as Suas Características;
- Tipologias de Perspectivas e o impacto estratégico.
2. Imaginação E Co-Criação – Introdução a Métodos para Partilha de Ideias no Processo Criativo
- O Processo de Design Thinking:
- Como usá-lo para gerar melhores ideias.
- Exploração:
- Brainstorming, Mindmap, Customer Experience Map.
- Criação:
- Personas, Storytelling, Use Cases.
- Reflexão:
- Service Blueprint, Brand Matrix.
3. “Design Thinking” Aplicado Aos Serviço
- Conceito e Definição:
- Explicação do que é e para que serve.
- Agentes de mudança:
- Identificação de drivers de mudança, reunir os detalhes que levam a pensar de forma ‘diferente’ o serviço.
- Service Preposition:
- Ou definição do problema, como chegar às soluções.
- Mapear Oportunidades:
- Depuração de requisitos, mapeamento temporal e touchpoints – Service Blueprint.
- Identificar experiências:
- Pensar de uma forma holística as interações com um serviço ou organização, identificar padrões, fraquezas e pontos fortes.
- Service Experience:
- Como mensuramos um serviço.
4. Business Innovation
- Estratégia “Blue Ocean”:
- Curva de valor da minha empresa e dos concorrente.
- Propostas de Valor;
- Business Model Canvas, incluindo atividades-chave, parceiros-chave, recursos-chave, relação com consumidores, segmentos de consumidores, canais de venda e estrutura de custos e receita.
- Long Tail:
- Long Tail of events – Como 20% do esforço traz 80% do retorno.
- Modelos de Negócio:
- Diferentes modelos: Fremium, Subscrição, “pay as you Go”; broker, modelos abertos, etc.
- As 5 Forças de Porter
- Que forças influenciam o meu negócio e como mudam ao longo do tempo: concorrência, fornecedores, ameaça de entrantes, ameaça de produtos substitutos e cliente.
Destinatários:
Todos os interessados.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 14 horas.
Investimento:
Valor:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
CERTIFICAÇÃO
Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 90%.