Loading...

04

Diagnóstico e Execução de Plano de Logística

Objetivos:

Conhecer as novas ferramentas e modelos de gestão estratégica;


Identificar e saber posicionar-se nas várias fases do processo de logística: da identificação da necessidade à execução do contrato;


Identificar, selecionar e gerir fornecedores bem como desenvolver relacionamentos com os mercados, e negociar e estabelecer as condições e os termos contratuais mais favoráveis com os fornecedores;


Dotar os formandos de ferramentas pró-ativas de análise estratégica;


Definir indicadores e fatores críticos de sucesso no controlo dos processos de gestão de compras;


Gerir strategic sourcing através de interfaces internos e externos de planeamento estratégico de logística.

Conteúdos Programáticos:

1. Gestão de compras

  • Âmbito de atuação e responsabilidades de um gestor de compras;
  • Interligação com outras funções na empresa.

2. Gestão estratégica das compras

  • Organização, política e estratégias de compras;
  • Macro pressões atuais nos mercados que influenciam a gestão de compras;
  • Fatores críticos na definição de estratégias;
  • Integração das estratégias de gestão de compras na estratégia global da empresa;
  • Criação de equipas multidisciplinares por categoria e perfis de competências;
  • Strategic Sourcing Plan;
  • Referencial de experiências e boas práticas.

3. Relação com os fornecedores

  • Cadernos de encargos;
  • Métodos de qualificação, seleção e avaliação de fornecedores;
  • Metodologias de acompanhamento de fornecedores e monitorização de performance;
  • Scorecard/tableau de bord.

4. Negociação de compras

  • Etapas da negociação;
  • Planeamento da negociação;
  • Estratégias e métodos negociais;
  • Negociação dinâmica.

5. Contratos

  • Tipos de contratos;
  • Gestão de contratos;
  • Quadro de referência do direito civil que regula a contratação.

6. TCO (análise do custo total – total cost ownership)

  • Objetivos e vantagens do TCO;
  • O peso da análise do custo total nas decisões de outsourcing;
  • O spend management e as necessidades de compra.

7. Sistemas de informação de suporte à gestão de compras

  • Tipos de ferramentas e aplicabilidade;
  • E-procurement direto e indireto;
  • Processos e estratégias de E-sourcing e aprovisionamento;
  • Plataformas web enable de facilitação dos processos de compras;
  • Aprovisionamento nas interfaces externa e interna.

8. Gestão de stocks

  • Caracterização dos stocks;
  • Classificação funcional;
  • Critérios na comparação de políticas alternativas;
  • Modelação de custos.

9. Modelos determinísticos de procura

  • Modelos para a reposição instantânea com e sem rutura de stock;
  • Otimização do processo de compra;
  • Custos adicionais a considerar (de transporte, de armazenagem, …);
  • Descontos de quantidade.

10. Modelos estocásticos de procura

  • Fontes de incerteza;
  • Níveis de encomenda;
  • Dimensionamento de stocks de segurança.

11. Classificação de produtos através da análise ABC


12. Integração da gestão de stocks na cadeia logística encomendas

  • Gestão de inventários;
  • Rotas de distribuição;
  • Esquemas colaborativos de gestão de stocks;
  • Planeamento push da distribuição (DRP).

Destinatários:

É destinado ao público em geral e a todos os que tenham funções nas áreas de logística, operações, compras e distribuição.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 40 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.

INSCREVA-SE JÁ!

Download (PDF):

catalogo-formacao-companhiapropria.pdf
Diagnostico-e-Execucao-de-Plano-de-Logistica.pdf

Fale connosco!