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[FORMAÇÃO]
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[CONSULTORIA]
04
Diagnóstico e Execução de Plano de Logística
Objetivos:
• Conhecer as novas ferramentas e modelos de gestão estratégica;
• Identificar e saber posicionar-se nas várias fases do processo de logística: da identificação da necessidade à execução do contrato;
• Identificar, selecionar e gerir fornecedores bem como desenvolver relacionamentos com os mercados, e negociar e estabelecer as condições e os termos contratuais mais favoráveis com os fornecedores;
• Dotar os formandos de ferramentas pró-ativas de análise estratégica;
• Definir indicadores e fatores críticos de sucesso no controlo dos processos de gestão de compras;
• Gerir strategic sourcing através de interfaces internos e externos de planeamento estratégico de logística.
Conteúdos Programáticos:
1. Gestão de compras
- Âmbito de atuação e responsabilidades de um gestor de compras;
- Interligação com outras funções na empresa.
2. Gestão estratégica das compras
- Organização, política e estratégias de compras;
- Macro pressões atuais nos mercados que influenciam a gestão de compras;
- Fatores críticos na definição de estratégias;
- Integração das estratégias de gestão de compras na estratégia global da empresa;
- Criação de equipas multidisciplinares por categoria e perfis de competências;
- Strategic Sourcing Plan;
- Referencial de experiências e boas práticas.
3. Relação com os fornecedores
- Cadernos de encargos;
- Métodos de qualificação, seleção e avaliação de fornecedores;
- Metodologias de acompanhamento de fornecedores e monitorização de performance;
- Scorecard/tableau de bord.
4. Negociação de compras
- Etapas da negociação;
- Planeamento da negociação;
- Estratégias e métodos negociais;
- Negociação dinâmica.
5. Contratos
- Tipos de contratos;
- Gestão de contratos;
- Quadro de referência do direito civil que regula a contratação.
6. TCO (análise do custo total – total cost ownership)
- Objetivos e vantagens do TCO;
- O peso da análise do custo total nas decisões de outsourcing;
- O spend management e as necessidades de compra.
7. Sistemas de informação de suporte à gestão de compras
- Tipos de ferramentas e aplicabilidade;
- E-procurement direto e indireto;
- Processos e estratégias de E-sourcing e aprovisionamento;
- Plataformas web enable de facilitação dos processos de compras;
- Aprovisionamento nas interfaces externa e interna.
8. Gestão de stocks
- Caracterização dos stocks;
- Classificação funcional;
- Critérios na comparação de políticas alternativas;
- Modelação de custos.
9. Modelos determinísticos de procura
- Modelos para a reposição instantânea com e sem rutura de stock;
- Otimização do processo de compra;
- Custos adicionais a considerar (de transporte, de armazenagem, …);
- Descontos de quantidade.
10. Modelos estocásticos de procura
- Fontes de incerteza;
- Níveis de encomenda;
- Dimensionamento de stocks de segurança.
11. Classificação de produtos através da análise ABC
12. Integração da gestão de stocks na cadeia logística encomendas
- Gestão de inventários;
- Rotas de distribuição;
- Esquemas colaborativos de gestão de stocks;
- Planeamento push da distribuição (DRP).
Destinatários:
É destinado ao público em geral e a todos os que tenham funções nas áreas de logística, operações, compras e distribuição.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 40 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.