Loading...

04

Downstream

Objetivos:

Proporcionar uma visão global sobre o marketing dos produtos derivados do petróleo tradicionais (gasolinas, gasóleos, LPG e lubrificantes) nas vertentes B2B e B2C.

Conteúdos Programáticos:

1. Visão do mercado energético mundial

  • Importância mundial do petróleo como recurso energético;
  • Reservas mundiais e principais produtores;
  • Os choques petrolíferos e a evolução de preços;
  • Perspetiva global do mercado mundial da energia em 2030;
  • Geopolítica do Petróleo.

2. Refinação do petróleo

  • Características físico-químicas do petróleo bruto;
  • Tipos de refinarias, operações básicas;
  • Processos de separação, conversão e tratamento;
  • Negócios e investimentos na refinação;
  • Crude Assays”, “Netback”, e margem de refinação;
  • Especificações de derivados: propriedades e testes.

3.Downstream – combustíveis

  • Companhias distribuidoras, a sua organização e tipo de contratos;
  • Distribuição e Revenda de Combustíveis a Retalho;
  • Análise de investimentos de retalho e gestão da rede;
  • Marketing de produtos e atendimento ao público – rodovia;
  • Análise do sistema de preços e carga tributária;
  • Distribuição e revenda de combustíveis B2B;
  • Negócios internacionais: Aviação e Marinha.

4. Downstream – LPG

  • Características e aplicações do LPG e sistemas de queima;
  • Marketing do LPG;
  • Negócio de retalho de LPG embalado – rede de distribuição;
  • LPG Auto – rede de abastecimento;
  • Negócio de LPG a granel;
  • Projeto e segurança de instalações.

5. Comércio de lubrificantes

  • Origem e fabrico dos lubrificantes;
  • Aplicação dos lubrificantes;
  • Marketing dos lubrificantes – os 5P do negócio;
  • Rede de distribuição;
  • Gerir uma empresa de distribuição.

Destinatários:

Este Mini MBA destina-se a todos os profissionais que tencionam obter competências na indústria do petróleo.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 40 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.

 

METODOLOGIA

A metodologia pedagógica que se preconiza para o desenvolvimento das certificações irá ser centrada nas pessoas, nos conhecimentos e experiências de cada participante, nas expetativas que colocam na formação e no reconhecimento da importância de obtenção de novos conhecimentos e skills. Serão disponibilizados todos os conceitos teóricos e práticos fundamentais, assim como a sua aplicação e respetiva avaliação, fazendo sempre apelo à participação ativa entre participantes, orientando-os no sentido de uma reflexão sobre práticas e técnicas utilizadas.

Download (PDF):

Catalogo-Formacao-2024.pdf
https://companhiapropria.pt/wp-content/uploads/2021/05/Downstream.pdf

Formação

Fale connosco!