-
EMPRESAS
[FORMAÇÃO]
03
Falar em Público e Apresentações com Impacto
Objetivos:
No final deste curso prático, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer as técnicas de falar em público;
- Reconhecer a importância da imagem e das primeiras impressões;
- Utilizar os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação;
- Reconhecer a importância da linguagem não verbal;
- Utilizar técnicas de aquecimento e projeção de voz;
- Planear a apresentação;
- Utilizar técnicas de interação com o público;
- Inspirar e Motivar;
- Resumir ideias e tarefas simples ou complexas em poucos segundos;
- Saber lidar com imprevistos;
- Utilizar a técnica de mapas mentais através do uso manual ou de softwares (XMIND);
- Desenvolver sua memória e capacidade de síntese.
Conteúdos Programáticos:
1. Falar em Público (4 Horas)
- A imagem e as primeiras impressões;
- Estabelecer contacto com a audiência e conhecimento do espaço físico;
- Os recursos pessoais: a voz, o olhar, os gestos, a postura e a movimentação;
- Interação da linguagem verbal com a linguagem não verbal;
- O humor na comunicação;
- A postura e o controlo gestual;
- A clareza do discurso;
- As “brancas” na comunicação: como combater e enfrentar o medo?
- Lidar com o imprevisto.
2. A Voz (2 Horas)
- Aquecimento Vocal;
- Relaxamento e postura corporal;
- Respiração como suporte para a voz;
- Dicção;
- Articulação;
- Projeção.
3. A interação com a audiência (4 Horas)
- Como iniciar a apresentação;
- Métodos para captar e manter a atenção;
- Responder às perguntas colocadas durante a apresentação;
- Utilizar as técnicas da escuta e reformulação;
- Adotar uma estratégia adequada em situação de conflito;
- Técnicas de autodomínio e autoconfiança:
– Fazer face a situações difíceis: objeções, agressividade ou indiferença;
– Fatores subliminares que influenciam o público.
4. Apresentações com Impacto (4 Horas)
- Técnicas de Apresentação: preparação, estruturação e exposição;
- Informações necessárias: dados, textos, tabelas, gráficos, imagens, vídeos, áudio e links;
- Recursos para destaques de palavras e frases importantes;
- Garantir visibilidade;
- Domínio dos conteúdos;
- Recursos multimédia:
– Recursos úteis com impacto: sons e narração;
– Criar expetativa: animação dos elementos do slide;
– Destacar trechos da apresentação. - Lançar o debate no final de uma apresentação;
- O fecho da apresentação.
5. Trabalho prático para aplicação das técnicas apresentadas (2 Horas)
Destinatários:
Este curso destina-se a todos os profissionais que necessitam de fazer apresentações em público para pequenas ou grandes audiências e, público em geral com interesse nas temáticas em análise.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 16 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
CERTIFICAÇÃO
Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 90%.
Download (PDF):
Formação
- Direito e Contratação Pública
- Empreendedorismo, Inovação e Criatividade
- Engenharia, Construção e Gestão de Projectos
- Gestão, Liderança e Negociação
- Qualidade, Saúde e Segurança
- Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional
- Sustentabilidade, Ambiente, e Economia Circular
- Transformação Digital e Trabalho Remoto