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Gestão Integrada da Formação

Objetivos:

Dotar os participantes de métodos, técnicas e instrumentos que potenciam uma gestão da formação que favoreça o desenvolvimento e as competências dos colaboradores num contexto organizacional e melhore a motivação dos colaboradores;


Reconhecer a importância da formação, do departamento de formação e de políticas de formação alinhadas com a estratégia das organizações;


Entender a importância da coesão entre a formação e os recursos humanos em geral;


Identificar a função de gestor da formação;


Conhecer os métodos e procedimentos para uma gestão da formação eficaz;


Gerir os contratos com parceiros de formação externos;


Gerir a formação de acordo com o ciclo de formação.

Conteúdos Programáticos:

1. Formação como parte do sistema de recursos humanos

  • Filosofia de gestão e objetivos da empresa;
  • Estratégias, políticas da organização e dos recursos humanos;
  • Planeamento de recursos humanos;
  • Gestão de cargos, salários, planeamento de carreiras, recrutamento e seleção;
  • Avaliação de desempenho.

2. Novos desafios da formação

  • Formação na empresa e desenvolvimento organizacional;
  • Criar condições para descentralizar, desmultiplicar a formação e usar os recursos internos;
  • Pedagogia e formação de adultos;
  • Modalidades de formação e a caracterização na empresa;
  • Atribuições dos órgãos de gestão da formação, dos gestores, dos quadros técnicos e da comissão de formação.

3. Gestor de formação

  • Principais tarefas e responsabilidades;
  • Autoformação e autodesenvolvimento;
  • Dimensões e contextos de atuação;
  • Relações críticas;
  • Fomento de responsabilidades e envolvimento.

4. Diagnóstico e análise das necessidades de formação

Levantamento das necessidades de formação

  • Processos e metodologias;
  • Envolvimento e responsabilidades;
  • Stakeholders críticos.

Análise e tomada de decisões

Análise das necessidades

Propostas e decisões de resposta às necessidades


5. Mercado da formação

  • Escolha dos parceiros externos, pesquisa de mercado;
  • Envolvimento interno;
  • Entidades formadoras;
  • Critérios de seleção.

6. Plano de formação

  • Elaboração;
  • Aprovação e implementação;
  • Monitorização e controlo;
  • Feedback e o ciclo da formação;
  • Desdobramento das ações no tempo;
  • Objetivos pedagógicos a atingir;
  • Conteúdos programáticos a ministrar;
  • Cronograma, animadores e métodos pedagógicos.

7. Avaliação da formação

  • Modelos de avaliação: modelo de Kirkpatrick;
  • Impacto da formação no desempenho individual e organizacional;
  • Fundamentação do modelo a adotar;
  • Conceção da avaliação de impacto;
  • Objetivos específicos da avaliação;
  • Acompanhamento dos resultados;
  • Como atualizar o processo;
  • Sistema de informação e de sigilo;
  • Tipos e momentos de avaliação do impacto;
  • Retorno do investimento (ROI).

8. Organização e gestão administrativa

  • Tarefas principais;
  • Meios essenciais;
  • Gestão de dados;
  • Detalhes críticos para o sucesso da formação.

Destinatários:

Diretores de recursos humanos, gestores de formação, responsáveis de projetos formativos, coordenadores pedagógicos, consultores de formação, técnicos de formação e formadores.

Horário e Duração:

Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.

Duração de 40 horas.

Investimento:

Valor:

Observações:

Este curso poderá ser dado em formato presencial.

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Download (PDF):

catalogo-formacao-companhiapropria.pdf
Gestao-Integrada-de-Formacao.pdf

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