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INTERNACIONAL
[FORMAÇÃO]
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INTERNACIONAL
[CONSULTORIA]
04
Logística e Planeamento Estratégico
Objetivos:
• Dotar os participantes de competências proativas para o desenvolvimento dos negócios nacionais e internacionais;
• Desenvolver as noções básicas dos diferentes canais logísticos nacionais e internacionais;
• Criar o interesse pela área da estratégia, dotando as empresas de quadros motivados;
• Dotar os participantes de materiais, de informações e de conhecimentos dos processos produtivos e logísticos, segundo os paradigmas mais recentes;
• Promover a utilização de métodos, técnicas e instrumentos da gestão de forma integrada na análise e resolução de problemas logísticos e de planeamento das organizações;
• Promover de uma atitude geral de valorização da capacidade de iniciativa e de dinâmica individual, indutora de fenómenos de inovação e empreendedorismo.
Conteúdos Programáticos:
1. Transportes internacionais e logística
- Conceitos inerentes aos transportes internacionais e logística;
- Transportes e a logística;
- Enquadramento – transportes e logística em Portugal;
- Desenvolvimento da logística em Portugal;
- Transportes e a globalização;
- Transportes internacionais e os objetivos estratégicos da empresa.
2. Compras e logística
- Compras/aquisições – conceptualização;
- Perfil do comprador atual;
- Peso das compras e logística numa organização;
- Metodologias implicadas nos processos de compras aprovisionamentos – curva ABC das compras;
- Funções e responsabilidades de compras;
- Desenvolver e facilitar/otimizar os processos relacionados com as políticas de stocks, compras, qualidade e logística;
- Propostas da área da qualidade para a área das compras e logística.
Negociação e logística
- Teoria da negociação;
- DESC;
- Fatores decisivos nas negociações;
- Como negociar preços, prazos, condições de pagamento e quantidade;
- Negociação e logística – paradigmas atuais;
- SWOT em negociação e logística.
2. Planeamento estratégico e logística
- Planeamento estratégico – conceitos gerais;
- Teorias e doutrinas fundamentais;
- Metodologias de análise e correntes;
- Estratégia do séc. XXI;
- Logística como parte integrante do planeamento estratégico.
3. Estratégia – do militar ao empresarial
- Estratégia;
- Conceitos fundamentais e doutrinas;
- Táticas e manobras – imagem empresarial;
- Nichos defensáveis e noções gerais;
- Do militar ao empresarial;
- Séc. XXI – estratégia do militar ao empresarial.
3. Desenvolvimento de um plano estratégico
- Planeamento estratégico;
- Conceitos centrais – processo de planeamento estratégico;
- Análise estratégica;
- Escolha e seleção da estratégia;
- Implementação e controlo da estratégia;
- Plano estratégico – conceitos centrais;
- Execução de um plano estratégico.
4. Logística em emergência e planos de segurança
- Conceitos centrais de análise inicial;
- Emergência e crise;
- Processo de logística em emergências;
- Estudo e situação logística em emergência;
- Planos de segurança;
- Envolvência dos planos de segurança.
Destinatários:
Este Mini MBA Executivo destina-se a todos os profissionais que desempenhem cargos de direção, a técnicos superiores e a pessoal de suporte e operação.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 40 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
METODOLOGIA
A metodologia pedagógica que se preconiza para o desenvolvimento do Mini MBA Executivo é centrada nas pessoas, nos conhecimentos e experiências de cada participante, nas expetativas que colocam na formação e no reconhecimento da importância de obtenção de novos conhecimentos e skills. Serão disponibilizados todos os conceitos teóricos e práticos fundamentais, assim como a sua aplicação e respetiva avaliação, fazendo sempre apelo à participação ativa entre participantes, orientando-os no sentido de uma reflexão sobre práticas e técnicas utilizadas.