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EMPRESAS
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Técnicas de Trabalho Colaborativo
Objetivos:
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Descrever o papel da colaboração no seio das equipas;
- Analisar os fatores de sucesso de uma equipa;
- Identificar bloqueios à comunicação na equipa e identificar estratégias para potenciar a sua eficácia;
- Desenvolver a flexibilidade e a capacidade de lidar com a diversidade, adaptando o comportamento a diferentes interlocutores e diferentes situações profissionais;
- Promover reuniões de trabalho cooperativo;
- Usar o feedback para desenvolver os pares;
- Promover uma atitude de cooperação na resolução de problemas;
- Lidar com comportamentos dissipadores de energia;
- Gerir situações e pessoas difíceis.
Conteúdos Programáticos:
Módulo I – Diagnóstico
- Competir vs cooperar;
- O contexto organizacional e as escolhas individuais.
Módulo II – Diagnosticar e lidar com a diversidade no seio da equipa
- Ser um team player que acrescenta valor ao resultado final;
- Atribuir papéis e funções dentro da equipa.
Módulo III – Reuniões de trabalho Cooperativo
- Preparação, condução e follow-up.
Módulo IV – Usar o feedback para desenvolver os pares
- O feedback orientado para o desenvolvimento profissional;
- Dar feedback e preservar a coesão;
- Distinguir factos, sentimentos e emoções.
Módulo V – Identificar as atitudes cooperativas no dia-a-dia
- Tornar a ineficiência um assunto de todos.
Módulo VI – Usar o erro como oportunidade de aprendizagem
- Das palavras às ações.
Módulo VII – Lidar com comportamentos dissipadores de energia
- Usar o conflito como oportunidade.
Módulo VIII – Gerir pessoas difíceis
- Analisar comportamentos difíceis e identificar estratégias para lidar com os mesmos.
Módulo XIX – Plano de ação
- Identificar ações de melhoria
Destinatários:
Este curso destina-se a todo o público que trabalhe em equipa.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 21 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.
CERTIFICAÇÃO
Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria n.º 474/2010, de 8 de julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 90%.
Download (PDF):
Formação
- Direito e Contratação Pública
- Empreendedorismo, Inovação e Criatividade
- Engenharia, Construção e Gestão de Projectos
- Gestão, Liderança e Negociação
- Qualidade, Saúde e Segurança
- Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional
- Sustentabilidade, Ambiente, e Economia Circular
- Transformação Digital e Trabalho Remoto