IMPLEMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NAS EMPRESAS

Os ODS e a Agenda 2030, definem as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.

Os 17 ODS abordam três grandes dimensões do desenvolvimento sustentável – social, económica e ambiental – e constituem um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade de forma a promover a paz, a sustentabilidade ambiental, a justiça e a igualdade.

Estamos a desenvolver ações de formação sobre como implementar os ODS nas Empresas com base no documento SDGCompass-Guia desenvolvido pelo WBCSD, Global Compact das Nações Unidas e Global Report Initiative (GRI).

Os objetivos da formação compreendem:

  • A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: o novo modelo económico
  • Os ODS e a sua importância para os negócios
  • As prioridades e objetivos relativos aos ODS
  • Como aplicar os ODS nas empresas: alinhar a estratégia e medir e gerir a sua contribuição para os ODS
  • Como reportar e comunicar o desempenho sobre os ODS

Benefícios dos ODS para as empresas

As empresas podem utilizar os ODS enquanto enquadramento global para moldar, orientar, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades, permitindo-lhes capitalizar um leque de benefícios tais como:

  • Identificar futuras oportunidades de negócio, em mercados em crescimento e que poderão beneficiar de soluções inovadoras;
  • Aumentar o valor da sustentabilidade corporativa através dos incentivos económicos a uma mais eficiente utilização de recursos e da internalização das externalidades;
  • Fortalecer as relações com os stakeholders e acompanhar o ritmo do desenvolvimento das políticas públicas, antecipando a gestão de riscos legais e de reputação;
  • Estabilizar sociedades e mercados, salvaguardando o sucesso dos negócios em sociedades pujantes, com mercados regulamentados, sistemas financeiros transparentes e instituições não corruptas e eficientemente geridas;
  • Utilizar a mesma linguagem e um propósito comum para uma comunicação mais eficaz com os stakeholders a respeito dos seus impactes e desempenhos.