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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
[FORMAÇÃO]
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ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
[CONSULTORIA]
04
Estratégia, Inovação e Valor no Serviço Público
Objetivos:
• Dominar o conceito atual de Inovação;
• Reconhecer os diferentes itens da Inovação na atualidade;
• Reconhecer o potencial da Inovação para a alavancagem do negócio;
• Aplicar conhecimentos baseados em tendências da atualidade potencializar um desempenho profissional diferenciador;
• Construir uma abordagem de inovação aplicada ao seu negócio / atividade profissional.
Conteúdos Programáticos:
Módulo I – Conceito de Valor Público
- Os princípios de Valor Público;
- Conceitos de Inovação e Qualidade nos Serviços Públicos.
Módulo II – Gestão Estratégica e Valor Público
- Etapas do Processo de Gestão estratégica;
- Medição do Valor público;
- Inovação e Prospeção de criação de Valor Público;
- Modelação do Negócio à Criatividade.
Módulo III – Estratégia na Administração Pública e o seu Enquadramento Legal Atual
- Programa do Governo;
- Planos Ministeriais;
- Cartas de Missão;
- Planos Estratégicos;
- Quadros de avaliação e Responsabilização.
Módulo IV – Novas Abordagens na Resolução de Problemas da Sociedade
- Novas abordagens funcionais – “Desenvolver a gestão e explorar a tecnologia”;
- Novas abordagens emocionais – “Investir nas pessoas”;
- Novas abordagens simbólicas – “Reforçar a proximidade.
Módulo V – Inovação Aberta
Design Thinking
- Identificar os fundamentos do Design Thinking;
- Implementar processos de inovação nas organizações através do Design Thinking;
- Transformar desafios difíceis em oportunidades através do Design Thinking;
- Aplicar alguns dos métodos e técnicas do Design Thinking para o desenvolvimento da capacidade criativa individual e coletiva.
Behavioural Public Policy
- Os princípios da política;
- Metodologia;
- Resultados.
Módulo VI – Evidence-Based Policy
- Os princípios da política;
- Metodologia;
- Resultados.
Módulo VII – Planeamento Estratégico com Base no Valor Público
- Criação de Valor;
- Melhoramento Estrutura de Custos;
- Aumento da Eficiência dos Ativos;
- Aumento da Qualidade Técnica;
- Aumento da Qualidade Percebida;
- Melhoramento dos resultados operacionais (Outputs);
- Aumento do Impacto da Sociedade (Outcomes).
Módulo VIII – Gestão do Portefólio Estratégico
- Abordagens alternativas;
- Tradução de opções estratégicas em planos operacionais;
- Gestão Orçamental;
- Gestão de Portefólio de Programas.
Módulo IX – Iniciativas de Experimentação
- Técnicas de aplicabilidade de novas abordagens em projetos e atividades.
Módulo X – Iniciativas de Gestão
- Gestão dos seus Recursos Humanos.
Destinatários:
• Gestores ou Coordenadores de Projetos de Inovação;
• Profissionais de qualquer Setor de Atividade que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e competências de forma integrada em Gestão de Cenários & Inovação Estratégica;
• Profissionais que pretendam desenvolver ou consolidar a sua carreira nos domínios da Inovação;
• Diretores;
• Consultores/gestores.
Horário e Duração:
Possibilidade de horário laboral e pós-laboral.
Duração de 21 horas.
Investimento:
Observações:
Este curso poderá ser dado em formato presencial.